quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Secreteria de Cultura leva aula-espetáculo Nau para Arcoverde
Com a aula-espetáculo Nau realizada na cidade de Arcoverde (Sertão do Moxotó), a Secretaria de Cultura encerra nesta quinta-feira (04) o calendário de atividades públicas de 2008. A apresentação acontece em parceria com a Fundação Terra, importante instituição social que presta atendimento a uma comunidade surgida em torno do lixão do município. O evento ainda conta com apoio do Sesc e da Prefeitura de Arcoverde. Além da aula, a Secretaria também oferece às crianças da localidade uma oficina de dança, ministrada pelos bailarinos Pedro Salustiano e Jáflis Nascimento, integrantes do Grupo Arraial.
O trabalho desenvolvido pela Fundação Terra, coordenada por Padre Airton, foi fundamental para que a Secretaria escolhesse o município sertanejo como última parada do ano. Assim como a Fundação, a Secretaria também desenvolve atividades voltadas para a população do interior do Estado e para os moradores de favelas, procurando chegar às populações mais culturalmente carentes de Pernambuco.
No dia 10 de dezembro, será realizado mais um espetáculo. Desta vez, entretanto, a apresentação será restrita aos funcionários da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE). A partir daí, o secretário Ariano Suassuna e o Grupo Arraial, formado por artistas da Secretaria, começam a planejar a próxima aula-espetáculo, prevista para estrear no primeiro semestre de 2009.
O espetáculo - Nau é uma viagem pela cultura brasileira, revisitando as tradições indígenas, portuguesas e africanas, raças que deram origem ao povo brasileiro. Desde junho de 2007, quando foi montada pela primeira vez, a aula já foi vista por mais de 60 mil pessoas. O espetáculo faz parte do programa A Onça Malhada, a Favela e o Arraial – Novo Projeto Cultural Pernambuco-Brasil, principal ferramenta do escritor em sua nova gestão como Secretário de Cultura de Pernambuco.
Este ano, o projeto da Secretaria percorreu toda a extensão do Estado de Pernambuco, marcando presença em várias microrregiões. No total, foram realizadas 39 apresentações, incluindo cidades tão distantes quanto Araripina e Petrolina, até municípios realizados no litoral e na Região Metropolitana, como Ipojuca (Fliporto), Itapissuma e o Recife. O calendário de ações para 2009 está em fase de montagem e obedece aos mesmos critérios, priorizando sempre localidades com menos acesso a bens culturais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário