quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Secretários de educação aprovam o projeto Conciliação nas Escolas


Nesta terça-feira (25), o presidente do Triburnal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jones Figueirêdo, apresentou o projeto “Conciliação nas Escolas” às secretarias de educação do estado e da região metropolitana do Recife. O encontro com os representantes do ensino público aconteceu, às 10h, no gabinete da presidência do TJPE, no Palácio da Justiça, com a presença dos juízes Sérgio Paulo Ribeiro e Humberto Vasconcelos.

Estiveram presentes na reunião os secretários de Educação Neide Maria Alves (Recife), Fabiola Lis Dias (Araçoiaba), José Jackson (Moreno), Valdeci Damázio (Abreu e Lima). Os municípios de Olinda e de Jaboatão dos Guararapes foram representados pelas secretárias adjuntas de Educação, Prazeres Advíncula e Maria Galliza, respectivamente. O secretario de Educação do Estado, Danilo Cabral, foi representado pelo professor e assessor José Amaro Barbosa.

Durante a reunião, o desembargador Jones Figueirêdo explicou aos secretários que o Poder Judiciário pretende disseminar a conciliação como prática de vida entre a sociedade e o primeiro passo será levar esse conceito às escolas. “Queremos estabelecer essa parceria com as escolas e estamos abertos a sugestões. Precisamos saber quais são as necessidades de cada um para descobrirmos a melhor maneira de implantar o programa. Também queremos saber o que os secretários esperam do Poder Judiciário”, declarou o presidente do TJPE.

Os secretários de educação aprovaram a iniciativa do Tribunal e se comprometeram a entregar no mês de dezembro um diagnóstico das necessidades da rede de ensino. Para implantar o programa piloto no calendário de 2009, os secretários vão indicar um pequeno número de escolas, sugestões de temas relacionadas à conciliação e um cronograma de atividades.

“Temos vários projetos nos quais o programa da Conciliação pode ser inserido e já temos uma lista de escolas que podem servir como modelo. Temos todo interesse em fortalecer essa parceria com o Judiciário”, garantiu a secretária de educação do Recife, Neide Maria Alves.

Para o representante da Secretaria Estadual, o professor e assessor José Amaro Barbosa, a cultura da pacificação social é a grande contribuição que o programa pode dar ao universo educacional. “A escola é o caminho mais fácil para esse tipo de campanha. Não tenho dúvidas de que o projeto terá repercussão positiva nas comunidades onde for implantado”, afirmou Barbosa.

Ao fim do encontro, os secretários receberam o cordel “Conciliar é querer bem a você” escrito pelo poeta Chico Pedrosa. O cordel, declamado na ocasião pelo servidor do Tribunal e jornalista, Sérgio Marcos Feitosa, será uma das peças educacionais do programa.


Leia também a matéria: Concialiação nas Escolas vai ao bairro do Ipsep

Nenhum comentário: