quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Seminário mostra importância do Extensionista para a agricultura familiar

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão da Secretaria Estadual de Agricultura, promove no período de 02 a 04 de dezembro, no auditório da Justiça Federal, na Avenida Recife, o 2º Seminário de Extensão Rural em Pernambuco “Extensionista Rural – Mãos que Constroem e Transformam”, para homenagear estes profissionais importantes para a agricultura. Na programação constam palestras, mesa redonda, aula espetáculo de Ariano Suassuna, apresentação cultural do povo indígena Xukuru e experiências exitosas em Assistência Técnica e Extensão Rural, cantadores de viola.

A iniciativa servirá para comemorar o Dia Nacional do Extensionista Rural, em 06 de dezembro. Além da participação de extensionistas do IPA, o evento contará com a participação de autoridades locais e nacionais ligadas ao tema.

Para o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, "o extensionista é o técnico que está sempre ao lado do produtor, apoiando, demonstrando inovações, ajudando com o crédito, mostrando os mercados para a comercialização dos produtos, mas, sobretudo, aprendendo com o produtor rural."

O Governador Eduardo Campos vem investindo na recuperação e fortalecimento da ATER em Pernambuco, com a instalação de escritórios, aquisição de equipamentos, contratação de extensionistas, viabilização de recursos para os projetos, entre outras ações.

Para o diretor de Extensão Rural do IPA, Ruy Rego Barros, fortalecer o trabalho do extensionista rural significa ter uma agricultura mais qualificada. “O atual governo vem priorizando o desenvolvimento da agricultura sustentável, gerando emprego e renda para a população rural e isso só é possível com o fortalecimento do IPA, ofertando condições de trabalho aos profissionais, com melhores salários, treinamento e qualificação e infra-estrutura mínima para a atuação”, ressaltou Barros.

Nenhum comentário: