terça-feira, 23 de junho de 2009

Maravilhas naturais - Campanha em prol de Fernando de Noronha


A importância do engajamento social para tornar o Arquipélago Fernando de Noronha uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo fundamentou o discurso do deputado Amaury Pinto (PR), ontem. O republicano solicitou à Mesa Diretora da Alepe que disponibilize uma cabine de votação ao público. O 2° vice-presidente, deputado Antônio Moraes (PSDB), informou que o pedido deve ser encaminhado formalmente à Primeira Secretaria.

A etapa inicial da competição foi encerrada no final do ano passado e Fernando de Noronha foi eleita pré-finalista para representar o Brasil.

"Hoje, o arquipélago se encontra na 15° posição do ranking. É necessário o empenho de todos os pernambucanos para chegarmos à final. Fernando de Noronha precisa estar entre as 11 ilhas mais votadas", informou. No total, são 261 formações da natureza disputando em sete grupos.

O resultado da segunda fase será divulgado no dia 7 de julho, com a definição dos 77 mais votados (11 em cada categoria). Em seguida, um júri técnico que inclui representantes da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) escolherá 21 finalistas para disputar, até 2011, a preferência do público.

A competição internacional inclui ilhas, montanhas, florestas, cavernas e segue os mesmos moldes que resultaram na escolha, em 2007, do Cristo Redentor como Maravilha do Mundo Moderno.

A administração do Arquipélago e o Poder Executivo de Pernambuco disponibilizaram duas urnas itinerantes e uma fixa, no aeroporto da ilha, para que a população participe da escolha.

Nenhum comentário: