terça-feira, 23 de junho de 2009

ProRural realiza Encontro de Comercialização de Produtores Rurais de Pernambuco

Na próxima quinta-feira (25), a Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag), por meio do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), em parceira com o Banco Mundial (BIRD), realiza o Encontro de Comercialização de Produtores Rurais de Pernambuco. Serão três dias de programação que tem como objetivo central analisar as possibilidades de canais internacionais de comercialização dos produtos oriundos dos pequenos produtores rurais.

O evento contará com a participação de duas empresas holandesas, Olympic Fruit e Colt Regional e Holanda, interessadas na produção de frutas, como abacaxi, melão, banana, uva, manga e maracujá. O grupo conhecerá de perto a experiência de quatro cooperativas/associações rurais financiadas pelo programa. Além deles, foram convidados os representantes dos Programas de Combate à Pobreza Rural (PCPRs) dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Sergipe e Bahia. Assim como o ProRural, esses estados também possuem acordo de empréstimo com o BIRD para o financiamento de projetos ligados ao PCPR.

A programação do Encontro de Comercialização de Produtores Rurais de Pernambuco está dividida em três dias, sendo o primeiro realizado no Recife e destinado à apresentação do funcionamento dos projetos financiados pelo ProRural com recursos do BIRD.

Na sexta-feira (26), o grupo visitará a produção da Associação dos Pequenos Produtores Rurais N-VI, em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Por fim, no sábado (27), a visita será no município de São Vicente Ferrer, Agreste Sententrional, onde os convidados conhecerão a produção de banana e uva dos produtores da Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável de São Vicente Ferrer.

Um dos grandes desafios para os pequenos produtores rurais é a comercialização. Por isso, o Encontro de Comercialização de Produtores Rurais de Pernambuco é um passo significativo para que os produtores conheçam a dinâmica e as exigências de comercialização com foco na exportação, como no caso das empresas Olympic Fruit e Colt Regional e Holanda, que sinalizam a possibilidade de fechar acordo comercial durante os dias do evento.

Nenhum comentário: