terça-feira, 23 de junho de 2009

Zona da Mata - Vitória celebra 166 anos de existência


Os 166 anos de emancipação de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, foram comemorados, ontem, pelo deputado Henrique Queiroz (PR). O parlamentar solicitou um Voto de Aplausos pela passagem da data. "O município e sua gente, por meio de trabalho e com a determinação de várias gerações, puderam ir ao encontro da vocação progressista, destacando-se entre as demais cidades que compõem a Mata Sul do Estado", ressaltou o republicano.

No dia 6 de maio de 1843, o então presidente da Província de Pernambuco, barão da Boa Vista, fez saber a todos os habitantes que a Assembleia Legislativa Provincial decretou e ele sancionou a Lei n°115, elevando à categoria de cidade a Vila de Santo Antão, a partir daí denominada Vitória de Santo Antão, em reconhecimento à batalha no Monte das Tabocas.

Para festejar, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão e a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes promovem diversas solenidades. Estão sendo homenageados Aderaldo Avelino da Silva, João Albuquerque Álvares e Manoel Dílson Lira, “todos vitorienses com relevantes serviços prestados à localidade”.

Haverá, ainda, a aposição do retrato de José Ferreira da Costa, a palestra do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Lucivânio Jatobá e o lançamento do livro que trata da biografia do ex-prefeito Augusto Férrer de Moraes.

Nenhum comentário: