terça-feira, 23 de junho de 2009

Selo Azul para cidade que reduzir consumo de água


A necessidade de reduzir o consumo dos recursos hídricos no Estado norteou o discurso do deputado Manoel Ferreira (PR), ontem. O republicano apresentou um projeto de lei que propõe criar o Selo Azul de qualidade e eficiência no controle e redução do consumo de água potável. A certificação será concedida aos municípios que obtiverem os menores índices na ingestão residencial. "A medida tem a finalidade de melhorar o nível de consciência social e, assim, conservar os mananciais", argumentou Ferreira.

A iniciativa propõe que o Poder Executivo implemente um banco de dados para registrar e controlar o consumo nas cidades cujo abastecimento é feito pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Além do Selo Azul, os vencedores contarão com ampla divulgação do resultado pelos meios de comunicação de abrangência estadual, sendo reconhecido como Município Amigo da Natureza e da Preservação da Vida. A campanha de divulgação ficará por conta da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), em parceria com as Secretarias da Educação e os Conselhos Municipais de Meio Ambiente.

O republicano acrescentou que é grande o número de localidades pernambucanas que enfrenta dificuldades no abastecimento e na proteção de seus mananciais por falta de verbas. "A ideia vai além, uma vez que o objetivo é solucionar problemas de infraestrutura de controle e fornecimento de água potável, por meio de convênios entre as Prefeituras e o Estado", observou.

A proposição será apreciada pelas Comissões Permanentes da Alepe, antes de seguir para o Plenário.

Nenhum comentário: