quarta-feira, 25 de março de 2009

Ações da Semana de Combate a tuberculose começaram nesta segunda (23)


Técnicos da Coordenação de Controle da Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) realizaram, na manhã desta segunda-feira (23), a primeira das ações programadas para a Semana Mundial de Combate a Tuberculose, celebrada de hoje até sexta-feira. As equipes distribuíram materiais informativos às pessoas que passaram pelo terminal integrado do Barro e na estação do metrô de Camaragibe. Os profissionais entregaram panfletos e folders, falaram sobre os sintomas da tuberculose e aconselharam as pessoas com sintomas a procurarem atendimento no posto de saúde mais próximo de casa.

Para a coordenadora de Controle da Tuberculose, Laize Brilhante, o resultado do primeiro dia de ações foi bastante positivo. “Quando entregamos os panfletos às pessoas, não damos simplesmente o papel, mas explicamos sobre o tema. Eles nos escutam atentos, tiram duvidas e, principalmente, lêem o papel. Não amassam e jogam no chão”, disse.

Foram produzidos 65 mil materiais informativos apenas para essa primeira etapa da campanha. “O restante já está em processo licitatório e será utilizado durante o ano todo”, acrescentou. A costureira Elidia Marques Queiroz, de 55 anos, ficou surpresa com a iniciativa. “Eu não sabia os sintomas da tuberculose. Tinha idéia, mas não sabia ao certo nem onde procurar atendimento. Isso é muito importante”, disse.

As ações da Semana da Tuberculose vão durar até a próxima sexta-feira. Nesta terça (24), o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, os técnicos da SES, ACSs da Secretaria de Saúde do Recife e estudantes de enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) vão abordar os passageiros do Metrô do Recife, explicando sobre a doença e esclarecendo sobre o tratamento.

“Às 11h, um grupo de teatro da organização GTP+ vai apresentar uma peça intitulada ‘Respire Aliviado, pois a tuberculose tem cura e você precisa saber’, na Praça da República, no Centro do Recife. Outras ações acontecerão no Terminal Integrado de passageiros de Jaboatão dos Guararapes e em uma unidade de saúde no bairro de Cavaleiro”, disse.

No dia 25, as abordagens e entrega de panfletos será feita nos Terminais Integrados da Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Igarassu e Abreu e Lima. No dia seguinte, os técnicos da SES prestarão informações sobre tuberculose a moradores de rua, junto aos estudantes da Universidade Católica de Pernambuco, durante o Sopão da Católica.

No dia 27, serão realizados exames de baciloscopia em detentos da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, público bastante acometido pela doença. No ano passado, registrou 111 casos de tuberculose em presos. Em Pernambuco, foram 826 casos nas penitenciárias do Estado, sendo 66,1% relativos às unidades localizadas na Região Metropolitana. Além dos trabalhos na penitenciária serão realizadas mesas redondas e palestras sobre o tema no Hospital Correia Picanço e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

Dados - Pernambuco notifica, por ano, cerca de 4.180 novos casos de tuberculose e, uma média, de 370 óbitos. A média de cura em pernambucanos é de 70,2%. Quanto mais cedo se faz o diagnóstico da doença, mais rápido é o tratamento e maiores as chances de cura.

Nenhum comentário: