quarta-feira, 25 de março de 2009

Prorural entrega projetos de mecanização rural no Sertão do São Francisco

O início da semana foi especial para duas comunidades rurais do município de Cabrobó, no Sertão do São Francisco. O ProRural realizou a entrega de dois projetos de mecanização agrícola, composto por trator e implementos agrícolas. O primeiro foi entregue para a Associação dos Rizicultores Indígenas Truka, localizada na Ilha de Assunção, e o segundo a Associação Quilombola da Cruz dos Riachos. A ação integra o objetivo estratégico implantar empreendimentos estruturadores e fortalecer as cadeias e arranjos produtivos que faz parte do Mapa da Estratégia, instrumento que norteia as ações prioritárias do Governo de Pernambuco.

A alegria de José Ivo Pereira de Brito, presidente da Associação dos Rizicultores Indígenas Truka, era percebida no sorriso que insistia em não desaparecer e nas palavras. Índio Truka e produtor rural, Ivo lembra que essa é uma conquista valorosa: “É tanta alegria nesse momento, eu não poderia sentir outra coisa. O trator é uma conquista muito grande para nós. A nossa produção com certeza tomará outro impulso e a chegada desse projeto valoriza ainda mais as ações da associação”, fala orgulhoso. O investimento feito pelo ProRural foi de R$133.875,15 e beneficiará 80 famílias. A Ilha de Assunção é uma das regiões privilegiadas de Cabrobó por estar completamente margeada pelo rio São Francisco. Dentre a diversidade produtiva da associação está o arroz e a cebola, seguidos de feijão e frutas como o maracujá e o mamão.

Na Associação Quilombola da Cruz dos Riachos a entrega do trator acabou em forró. Mas antes, a presidente da associação, Rosimeyre Gomes da Silva, uma jovem agricultora de 24 anos, não esqueceu de lembrar a importância da comunidade estar unida. “O trator vai ajudar e muito na nossa produção porque a terra vai ser bem preparada para plantio. Mas nada disso seria possível se a comunidade não estivesse atuando em conjunto”, explica. Diretamente serão beneficiadas 51 famílias e o Programa empregou a soma de R$136.347,15 para a viabilização do projeto.

Mecanização agrícola – Esse tipo de projeto está inserido na linha de atuação de projetos produtivos do ProRural e os implementos a serem recebidos pelas comunidades beneficiadas variam de acordo com o tipo de plantio e necessidades exigidas pelo trabalho na lavoura. De maneira geral, esses equipamentos incluem: carreta agrícola, grade aradora, arado reversível e sulcador, além da construção de um galpão para abrigo desse material e do trator.

Com os equipamentos, a aração da terra leva em média uma hora, a depender da área por hectare, enquanto que, manualmente, o trabalho seria equivalente a um ajornada de um dia inteiro. De posse do trator e seus implementos, cabe ao presidente a aos membros das associações beneficiadas a gestão desse material, bem como programar dias e horários para o seu uso nas propriedades de cada um dos associados.

Nenhum comentário: