quarta-feira, 25 de março de 2009

Anestesistas do HR debatem procedimento em pneumopata

No início deste ano, um senhor de 64 anos, que possui apenas um pulmão padecendo de pneumopatia grave, chegou ao Hospital da Restauração (HR), sofrendo também com um câncer gástrico. Apesar do risco, a única chance de cura visualizada pela equipe médica foi a cirurgia chamada laparotomia exploradora.

Na busca por procedimentos que reduzissem a chance de mortalidade deste paciente, a equipe de anestesistas teve papel considerado importante. Este é o caso que será relatado durante a III Reunião Anatomo-Clínica 2009 do HR, que acontece nesta quarta-feira (25), dentro do Programa de Residência Médica em Anestesiologia, no auditório do hospital.

De acordo com a coordenadora do Centro Especial de Treinamento em Anestesiologia do HR, Jane Almeida, a pneumopatologia grave é uma doença no aparelho respiratório que não tem tratamento. Já para o câncer, a solução seria a cirurgia.

“Nesta reunião, discutiremos as recomendações em relação ao período perioperatório, ou seja, antes, durante e após a cirurgia. Era um caso raro e delicado e vamos falar sobre essa nossa experiência. Fizemos de tudo para não agravar a questão pulmonar”, afirma Jane Almeida. Segundo ela, o paciente teve uma evolução favorável e já recebeu alta.

Nenhum comentário: