quarta-feira, 25 de março de 2009

Assembleia aprova Lei Seca nos estádios de futebol em segunda votação


O projeto de lei do deputado Alberto Feitosa, do PR, que proíbe a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e ginásios esportivos do Estado, foi aprovado, nesta terça (vinte e quatro de março), em segunda discussão, pela Assembleia.

A matéria recebeu uma emenda modificativa de autoria do deputado Antônio Moraes, do PSDB. A alteração é para que a medida seja aplicada apenas no interior dos estádios e ginásios. O texto original previa a proibição também num raio de até duzentos metros de distância dos estádios.

Alberto Feitosa lembrou que o projeto foi construído de maneira coletiva, e após muitas discussões. O deputado tem certeza que a bebida alcoólica contribui muito para aumentar a agressividade dos torcedores. // Pedro Eurico, do PSDB, defendeu o projeto na forma original. Para o deputado, a emenda faz com que não se enfrente a questão central, que é combater a possibilidade de acirramento da violência nos estádios, criando áreas de restrição.

Já André Campos, do PT, concorda com a restrição apenas para o interior dos estádios. Para o deputado, os maiores problemas acontecem nos arrastões que se formam longe dos estádios, e não há como inibir esse comportamento por meio de lei.

Izaías Régis, do PTB, e Sebastião Rufino, do Democratas, salientaram que é preciso disciplinar a atuação das torcidas organizadas, maiores responsáveis pelos atos de violência. Segundo Augusto Coutinho, do Democratas, acima de tudo a Casa deve aprovar uma lei que seja possível implementar e fiscalizar.(V.B.)

Nenhum comentário: