quarta-feira, 25 de março de 2009

Conselho de Altos Estudos promove palestra sobre satélites


O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica retoma os seus trabalhos hoje com palestra inaugural do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara. Engenheiro eletrônico, graduado pelo ITA e doutor em computação,
Gilberto Câmara fará uma apresentação sobre o programa de satélites sino-brasileiros de observação da terra.

O programa é uma das mais importantes iniciativas de cooperação internacional na área espacial entre países em desenvolvimento e o mais importante projeto de cooperação tecnológica entre Brasil e China.

Objetivos ambientais
O diretor do Inpe vai explicar que os objetivos ambientais do programa brasileiro de satélites e como são usados os dados coletados. O Brasil, através do Inpe, é líder mundial no uso de imagens de sensoriamento remoto para aplicações na região tropical e subtropical do planeta, adotando uma estratégia fundada em política de dados abertos, iniciativa que foi saudada pela comunidade internacional como um exemplo a ser seguido.

O presidente do conselho, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), afirmou que o programa do Inpe é um exemplo do sucesso das pesquisas tecnológicas nacionais. O Inpe possui atualmente 1.200 servidores e 1.000 colaboradores e realiza atividades nas áreas de engenharia espacial (construção de satélites), observação da terra (monitoramento ambiental), meteorologia (previsão numérica do tempo), ciências do sistema terrestre (estudos sobre mudanças climáticas) e ciência espacial (geofísica espacial e astrofísica).

Nenhum comentário: