quarta-feira, 25 de março de 2009

Codecipe apresenta Plano de Operação Inverno 2009


A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), cumprindo a agenda da Secretaria Especial da Casa Militar, anunciou nesta terça-feira (24) o Plano de Operação para atendimento às ocorrências do inverno, no qual foi desenvolvido um conjunto de medidas preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas com o objetivo de minimizar as consequências de possíveis desastres.

“Nós queremos acabar com a idéia de que a defesa civil só atua em situações de emergência e cada vez mais somar parcerias”, declarou o Coordenador da Codecipe, Major Ivan Ramos. A reunião serviu justamente para aproximar a Coordenadoria das secretarias e órgãos do Estado que podem ser acionados pelo Sistema Nacional de Defesa Civil caso a população ou bens sejam ameaçados ou atingidos por eventos adversos comuns nesse período chuvoso.

“Com a definição desses papeis será mais fácil e rápido o atendimento a essas pessoas que vivem em áreas de risco”, conclui o major. Estiveram presentes representantes da Secretaria da Fazenda, das Cidades, de Imprensa, de Recursos Hídricos, de Desenvolvimento Social, órgão como Hemope, Concessionária Grande Recife, Corpo de Bombeiros entre outros.

Atualmente, existem na Região Metropolitana do Recife 1.806 setores de risco, dos quais 350 são de alto risco. “Nossa prioridade são essas áreas e estamos sempre trabalhando junto às coordenadorias municipais”, diz. Ivan Ramos ao apresentar algumas ações de prevenção e preparação que já foram desenvolvidas este ano. “Já nós reunimos com a Compesa a fim de fiscalizar ligações clandestinas que coloquem famílias em risco e também estamos realizando Cursos Operacionais em vários municípios”, completa.

Na próxima segunda-feira (30), a Secretaria Especial da Casa Militar estará promovendo, no Recife Praia Hotel, no Pina, o Curso de Atualização de Defesa Civil que visa renovar os conhecimentos de cerca de 30 gestores de defesas civis municipais. No programas assuntos como: aspectos jurídicos da defesa civil, planejamento estratégico, ações de resposta e captação de recursos.

Nenhum comentário: