quarta-feira, 25 de março de 2009

Eduardo e Lula inauguram trecho do Metrô do Recife


O último trecho da linha sul do metrô foi inaugurado na tarde dessa segunda-feira (23) com a presença do presidente Lula, do governador Eduardo Campos, ministros e secretários de Estado, além de parlamentares pernambucanos e prefeitos da Região Metropolitana do Recife. A linha sul do metrô faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento e recebeu investimentos no valor de R$ 356 milhões.

O trecho inaugurado tem 6,2 km de extensão e liga as estações Aeroporto e Cajueiro Seco. Serão atendidos cerca de 35 mil usuários por dia. Número que será ampliado após a inauguração de novos terminais e aquisição de novos trens. Durante a solenidade na estação de Cajueiro Seco, Eduardo anunciou a entrega dos novos terminais em breve.

“Daqui a 60 dias entregaremos a integração até o Cabo, para garantir atendimento à população de Jaboatão, Cabo, Ipojuca e Moreno, diminuindo também o tempo de espera de cada trem (que hoje é de 17 minutos) em cinco minutos. Para isso temos mais seis terminais para inaugurar, junto ao terminal da PE-15, e sair dessa forma dos 350 mil cidadãos atendidos diariamente para um milhão e quatrocentos mil por dia”, definiu Eduardo Campos.

Esse foi o segundo compromisso de Lula em Pernambuco nesta segunda-feira. Mais cedo, o presidente inaugurou a fábrica da Sadia em Vitória de Santo Antão. O presidente reiterou a necessidade de ampliação do metrô para outros municípios. O presidente destacou que “é preciso colocar mais trens para atender a população. Cada trem possui quatro vagões, cada vagão transporta uma quantidade de pessoas grande, o que para nós ainda é deixar o povo sofrer. Vamos colocar mais trens para que o povo fique menos tempo a espera do metrô”, disse o presidente.

O presidente também explicou porque só agora Jaboatão consegue recursos do PAC. “Quando fomos fazer o PAC em Jaboatão, a cidade estava desorganizada, por isso o povo perdeu 34 convênios com o Governo Federal”, disse Lula, reiterado por Eduardo que ficou responsável por assumir a tarefa de ajudar nas obras de Jaboatão.

“Logo quando assumimos o Governo de Pernambuco e o Governo Federal discutia e lançava o PAC, o presidente Lula olhou para Jaboatão e decidiu que o nosso Governo assumisse as obras do PAC”, esclareceu Eduardo, que citou obras relevantes que estão sendo executadas em Jaboatão, como o fim do racionamento de água em vários bairros e comunidades.

Nenhum comentário: