domingo, 30 de agosto de 2009

Alerta para gripe A (H1N1)


A fim de que empresas privadas e entidades públicas de Pernambuco adotem medidas para conter a disseminação da gripe Influenza A, provocada pelo vírus H1N1, entre os funcionários, o deputado Alberto Feitosa (PR) apelou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração, e aos empresários que orientem os trabalhadores acerca dos sintomas causados pela nova gripe.

“Pessoas acometidas por qualquer sintoma da nova gripe devem procurar orientação médica imediatamente. É preciso, também, mais atenção quanto à presença de doentes no local de trabalho. Suspeitas precisam ser analisadas, a fim de evitar a contaminação de outras pessoas”, sugeriu o republicano.

A doença atingiu cerca de 0,4% da população mundial e, no Brasil, os Estados do Sul e Sudeste registram o maior número de ocorrências. “Se medidas educativas e preventivas forem adotadas, pelo menos até o final de setembro deste ano, quando deve começar a distribuição das vacinas em alguns países, o surto poderá ser contido mais facilmente”, ponderou.

A gripe A (H1N1) é uma infecção viral aguda no sistema respiratório causada pelo vírus H1N1 e pode ser transmitida por meio do contato humano. Os primeiros casos ocorreram no México. No dia 11 de junho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia, devido à ampla distribuição geográfica do vírus. Em Pernambuco, a primeira morte ocorreu na última segunda-feira.

Nenhum comentário: