domingo, 30 de agosto de 2009

Hepatite e gripe A são debatidos em encontro


A dispensa de medicamentos para combater a hepatite e a influenza A (H1N1) foram os temas debatidos no quarto encontro para gestores da assistência farmacêutica de 185 municípios de Pernambuco. O evento desta sexta-feira (28/08) reuniu cerca de 60 profissionais de saúde, entre farmacêuticos, médicos e assistentes sociais.

Segundo José de Arimatéa, superintendência de Assistência Farmacêutica, o curso é uma forma de atualizar os conhecimentos dos profissionais sobre medicamentos básicos e estratégicos na rede pública de saúde. Na mesa de abertura, ele salientou o empenho dos participantes na busca pelos novos conhecimentos. “Acreditamos que haja uma repercussão positiva também dentro das próprias secretarias municipais de saúde”, disse.

Pela manhã, o treinamento abordou os custos da hepatite B e C, cujo tratamento com os remédios pode chegar a R$ 2.500 por mês. O palestrante foi Fábio Marinho, hepatologista do Hospital das Clínicas. Ele discutia os dois tipos da doença e mostrou a importância do tratamento, principalmente para as crianças. “Elas são as que sofrem mais. Cerca de 90% delas desenvolvem a forma crônica da hepatite e podem morrer se não forem tratadas”, afirmou.

O assunto parece ter agradado Antônio Salustiano, farmacêutico do município de Feira Nova, distante cerca de 70 km do Recife “Já participei de outros encontros, sempre para atualizar os meus conhecimentos. Acho que, me preparando aqui, posso preparar toda a estrutura farmacêutica da cidade para atender qualquer caso que aconteça por lá”, falou.

Durante a tarde, os participantes vão discutir questões ligadas à distribuição do Tamiflu, antiviral utilizado no tratamento contra a influenza A (H1N1). Esse, aliás, foi um dos assuntos que atraíram Sara Nascimento, gestora da Assistência Farmacêutica de Inajá, município distante 390 km do Recife. “Estou aqui em busca de informações para repassar para os profissionais de saúde, assim como para os pacientes”, contou.

Neste sábado (28/08), cerca de 90 profissionais que trabalham em todas as unidades da Farmácia de Pernambuco vão se reunir para debater o atendimento aos pacientes. O objetivo do evento, que será realizado na própria sede da Farmácia, é melhorar a qualidade do atendimento.

Nenhum comentário: