domingo, 30 de agosto de 2009

Caminhada marca abertura das comemorações ao dia Estadual do PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) comemora nesta sábado (29), o dia Estadual do PROERD. As comemorações já começaram, e na tarde desta sexta-feira (28), alunos da Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes, na UR-7, Várzea, realizaram a primeira caminhada em homenagem ao Programa. O evento teve como objetivo divulgar o trabalho e convidar a comunidade a ser parceira na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes.

Cerca de 100 crianças, alunos e ex-alunos da escola, participantes do programa, caminharam com uma faixa preta amarrada na cabeça, significando o luto por aqueles que morreram em conseqüência do uso das drogas. Muitas carregavam cartazes e desenhos feitos por elas durante as aulas. Os alunos distribuíram panfletos durante todo o percurso, orientando a comunidade do perigo que o uso de entorpecentes pode causar. O artigo 243, do Estatuto da Criança e do adolescente - que diz que crianças e adolescentes não devem comprar e vender componentes que podem causar dependência física ou psíquica, foi declamado por todo o caminho.

Segundo a coordenadora e professora, Christiane Oliveira, o programa já faz parte do escola municipal há cinco anos e surtiu efeitos positivos na vida de muitos alunos e pais que temem o envolvimento dos filhos no mundo das drogas. “Os instrutores do PROERD fazem um trabalho de prevenção muito importante. Eles transmitem a todos a conscientização e o conhecimento, principalmente a alguns pais, que não sabiam como conversar ou até mesmo lidar com esse tipo de problema”, disse.

Para a estudante do 4° série, Sandriele Maximino, de 10 anos, o curso ajudou-a a enxergar os problemas que o envolvimento com as drogas lhe causaria. “Entrar no mundo das drogas é muito perigoso. Aprendemos que basta usar uma vez que será difícil parar. Eu nunca vou usar nada. É perigoso”, afirmou a menina.

A instrutora e Policial Militar, Lucina Marma, que trabalhou com as crianças durante seis meses, falou sobre a violência que acontece diariamente dentro da comunidade e, que de agora em diante, também será combatida pelas crianças que participaram do Programa Educacional. “Esse evento aqui servirá para mobilizar a própria comunidade, para combater o uso das drogas. Os alunos do curso irão agir como agentes multiplicadores, e espalharão nossos ensinamentos por colegas, pais e
vizinhos”, finalizou.

Nenhum comentário: