domingo, 30 de agosto de 2009
Hospital Maria Lucinda oferecerá atendimento de urgência para o SUS
O vice-governador e secretário de Saúde, João Lyra Neto, visitou, na manhã desta sexta-feira (28), as instalações do novo serviço de pronto-atendimento (SPA) do Hospital Infantil Maria Lucinda, construída através de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a unidade filantrópica. Além do secretario de saúde e diretores do hospital, a visita também contou com a presença de Bernardete Perez, diretora-geral de Assistência à Saúde da Prefeitura Recife, com a qual a unidade é conveniada.
O serviço deverá ser inaugurado até o final de setembro. O atendimento será voltado, principalmente, a pacientes com demandas de traumato-ortopedia. A unidade vai realizar, inclusive, cirurgias de média complexidade. Foram investidos pelo Estado cerca de R$ 800 mil, para a readequação do espaço e compra de equipamentos. O espaço tem 360 metros quadrados e conta com dois consultórios, posto de enfermagem, sala de medicação, gesso, raio-x, enfermaria com seis leitos e dois quartos de repouso para médicos e enfermeiros.
Segundo o diretor superintendente do Maria Lucinda, Luiz Alberto Pereira, o local onde vai funcionar o SPA era o antigo ambulatório da unidade, que há alguns anos já havia sido transferido para outro pavilhão. “O espaço estava vazio e até estabelecermos essa parceria com a SES e começar as obras, que foram iniciadas em agosto do ano passado. O local teve, praticamente, toda a sua estrutura readequada”, explicou. A nova unidade terá capacidade para atender, por dia, uma média de 120 pessoas.
Devem atuar, por plantão, dois ortopedistas, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Ao todo serão 35 profissionais, contratados pelo próprio hospital. Mensalmente, a SES vai repassar cerca de R$ 100 mil ao Maria Lucinda, para auxiliar na manutenção dos serviços. O vice-governador do estado e secretário Estadual de Saúde, João Lyra Neto, afirmou que a construção do SPA faz parte dos esforços do Governo do Estado em aumentar a rede de pronto-atendimento em urgência e emergência. “O objetivo é oferecer à população uma melhor qualidade no atendimento e, ainda, desobstruir as emergências dos grandes hospitais”, disse.
Além da unidade que será inaugurada no Hospital Infantil Maria Lucinda, a Secretaria Estadual de Saúde também investiu na abertura do Serviço de Pronto-Atendimento instalado no Hospital Tricentenário, em Olinda, e nas adequações do serviço no Hospital Oscar Coutinho, no bairro dos Coelhos, no Recife. “No ano passado, o governador do Estado, Eduardo Campos, assinou um decreto de estimulo para a construção de unidades de urgência e emergência. A SES firmou parceria com essas três instituições. Já entregamos os SPAs do Tricentenário e do Oscar Coutinho. A do Maria Lucinda será a ultima a ser entregue”, disse o secretário-executivo de Coordenação Geral, Frederico Amâncio.
Ainda de acordo com ele, apesar do hospital ser conveniado ao Recife, o Estado contrata dos serviços de alta complexidade oferecido pela unidade. “Os dez leitos de UTI são contratados pela SES. Eles estão ampliando a quantidade de leitos para mais seis”, disse.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário