domingo, 30 de agosto de 2009

Três mil mulheres pedem o fim da violência doméstica em caminhada


A Secretaria Especial da Mulher de Pernambuco, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a Prefeitura Municipal de Palmares, lançou nessa quinta-feira (27) a Campanha Mulheres Donas da Própria Vida – Viver sem violência é um direito das mulheres do campo e da floresta.

O evento marcou o início de uma série de ações cujo objetivo principal é sensibilizar a população do interior pernambucano para idéia de que violência contra a mulher é crime e dá cadeia. A cerimônia de lançamento da campanha começou com um ato público na Praça Paulo Paranhos, no centro da cidade de Palmares, Zona da Mata Sul de Pernambuco. De lá, cerca de três mil mulheres, vindas de diversas regiões do Estado, marcharam até a Quadra do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, onde foi realizado um ato solene com a presença de vários movimentos de defesa dos direitos das mulheres. Durante a caminhada, foram distribuídos materiais educativos e camisetas entre a população.

A versão pernambucana da Campanha Mulheres Donas da Própria Vida prevê a realização de ações educativas nas feiras livres de 30 municípios do Estado, ao longo dos meses de agosto a outubro deste ano. As feiras, promovidas sempre nos fins de semana, são um local de grande concentração de pessoas, se tornando um espaço ideal para divulgação de informações sobre a Lei Maria da Penha.

A Campanha, que conta com o apoio dos organismos municipais governamentais de políticas públicas para as mulheres, foi uma realização da Comissão de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Pernambuco, formada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (FETAPE); Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF); Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST); Movimento dos Sem Terra (MST); Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE) e Movimento Agroecológico dos Produtores e Produtoras da Reforma Agrária (MAPRA).

Em Pernambuco, a ação integra as ações do Pacto pela Vida – Programa de Governo para a Segurança Pública – e do Plano Estadual para Punir, Prevenir e Erradicar a Violência contra as Mulheres.

Campanha - A Campanha Mulheres Donas da Própria Vida é uma campanha nacional desenvolvida em conjunto pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Fórum Nacional para o Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta. Visa prevenir e enfrentar a violência sofrida pelas mulheres rurais em todo País.

A campanha foi formulada para atender às reivindicações da Marcha das Margaridas, articulação política das trabalhadoras rurais, quebradeiras de coco, negras rurais e quilombolas, mulheres da Amazônia, seringueiras e camponesas brasileiras. Irá promover ações educativas para sensibilizar a sociedade brasileira, a fim de estabelecer uma ampla rede de apoio, solidariedade e comprometimento com as mulheres do campo e da floresta.

Nenhum comentário: