domingo, 30 de agosto de 2009
Pesquisa aponta sedentarismo
Estudo do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco) diagnosticou alto grau de ansiedade, sobrepeso, cansaço, irritação e problemas de visão entre os policiais militares pernambucanos. Na reunião plenária de ontem, o deputado Alberto Feitosa (PR) elogiou o trabalho da professora de Educação Física Daniela Karina da Silva Ferreira, que resultou na tese de Doutorado em Saúde Pública da Fiocruz Pernambuco.
Foram observadas condições de trabalho e a rotina adotada para assegurar bem-estar entre 288 soldados do sexo masculino lotados em unidades do Recife. “O trabalho científico diagnosticou um quadro preocupante, no entanto, também revela que, seja qual for a instituição, atrás de cada farda existe um ser humano que necessita de cuidados”, observou o parlamentar.
Feitosa citou algumas ações do Poder Executivo e lembrou que “os funcionários públicos estaduais ficaram esquecidos, por oito anos, em gestões anteriores a de Eduardo Campos”. Uma das principais medidas positivas é a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para praças, possibilitando a ascensão hierárquica até coronel. “Apelo aos policiais para que incluam na rotina diária a prática de exercícios físicos, como tem orientado o coronel Jonas Barbosa, e ao Governo que envie ao Legislativo um projeto similar ao do senador Romeu Tuma (PTB-SP), que formaliza a realização de avaliações periódicas sobre o estado psíquico e emocional dos policiais civis e militares”.
Em apartes, os deputados Soldado Moisés (PSB) e Nadegi Queiroz (PMN) elogiaram o estudo, enalteceram o governador Eduardo Campos e atestaram a importância da atividade física regular.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário