domingo, 30 de agosto de 2009

Bilioteca Comunitária Ariano Suassuna é inaugurada em Santo Amaro

Com o objetivo de incentivar a leitura de alunos e moradores da comunidade do bairro de Santo Amaro, foi inaugurada, nessa quinta-feira (27), a Biblioteca Comunitária Ariano Suassuna, no Centro da Juventude (CJ) do bairro. A iniciativa da criação do espaço veio das secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), previstas no conjunto de ações do Pacto pela Vida/ Governo Presente. Estiveram presentes os secretário de Cultura e homenageado, Ariano Suassuna; o de Educação, Danilo Cabral; o secretário de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Rodrigo Pellegrino e o de Articulação Social, Waldemar Borges.

O espaço de leitura conta com um arcevo de 1.500 livros, além de 12 estantes; seis mesas com 24 cadeiras; um armário; uma mesa para computador; 100 bibliocantos e dois condicionadores de ar. O secretário Danilo Cabral ainda prometeu, em discurso, que vai realizar ações integradas com instituições e secretarias para aumentar o arcevo da biblioteca, e salientou que “Ariano – o homenageado – representa, como ninguém, a cultura de Pernambuco”.

De acordo com o secretário Rodrigo Pellegrino, o governo de Pernambuco vem mostrando que é capaz de demonstrar “capacidade de levar direito, justiça, cidadania e direitos humanos para a população”. Na cerimônia, o grupo de percussão e hip-hop do CJ de Santo Amaro, Juventude Rap, fez uma apresentação. Os alunos e mestres de cerimônia Preto e Júnior destacaram a importância do livro na construção do perfil crítico do cidadão. “Nós nos sentimos muito mais incentivado por homenagear Ariano. Pode ter certeza que, toda vez que eu tiver tempo livre, estaremos na biblioteca, lendo e pesquisando sobre a cultura brasileira”, afirmaram os rappers.

O programa, que viabilizou a criação da biblioteca, faz parte da política de governo em propiciar a melhoria na qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade com a articulação de um conjunto de projetos e programas de inclusão social-produtiva. As ações são simultâneas e desenvolvidas a partir do diálogo com os moradores das comunidades, a concentrar, assim, 13 secretarias estaduais.

À medida em que Ariano Suassuna cortava a faixa de inauguração da biblioteca e adentrava ao novo espaço, dois irmãos do Programa Orquestrando Pernambuco fizeram uma apresentação tocando violino. “Eu fico muito honrado com toda essa homenagem. Para mim, o livro foi e continua sendo uma das grandes encantações da minha vida”, disse Suassuna. Ele, ainda, fez um apelo para que os alunos sempre prezem pela língua portuguesa e que não deixem que ela “seja corrompida no futuro”.

A aluna do CJ Patrícia Ferreira, 25 anos, confidenciou que não gosta muito de ler, mas, com a biblioteca no espaço em que estuda, ela vai se interessar pela leitura. “Muitos já não gostam de ler. Até eu não sou muito 'chegada'. A partir de agora, com uma biblioteca perto de mim, eu vou ter que me interessar. Prometo que vou me empenhar”, afirmou a jovem.

Nenhum comentário: